No dia 18 de fevereiro de 2022, o CLDS 4G “Fonte de Mudança”, em parceria com as Conversas Associação Internacional (CAI) e outras entidades parceiras que trabalham na Quinta da Fonte promoveu no Centro Comunitário da Apelação uma Tertúlia sobre a Relação Técnica Social com a Realidade Social, no âmbito do Eixo IV, da Ação 12 para a capacitação e desenvolvimentos comunitários.
Esta atividade, denominada "Trabalhar em rede" teve como objetivo central contribuir para o desenvolvimento das relações estabelecidas entre os técnicos/as sociais e o público com quem trabalhamos, para além da partilha de experiências em diferentes territórios, ou seja, aprendizagem colaborativa.
A Realidade Social é uma realidade que tem determinada cultura associada em cada território.
“É importante entender a diferença entre a realidade
objetiva (aquela que existe independentemente do observador) e a realidade
subjetiva (“construída” de acordo com a perspetiva individual). A realidade
social, neste sentido, é uma combinação de múltiplas subjetividades, que leva a
que uma comunidade analise aquilo que acontece a partir de certos parâmetros,
prejuízos, etc.” in https://conceito.de/realidade-social
É um tema em que existem diversas perspetivas e abordagens e, portanto, o trabalho e a coordenação entre diferentes equipas num determinado território é sempre uma mais valia e um complemento para a sua atuação. O que se pretende é apoiar a autonomização da população, a partir do fortalecimento da identidade do bairro e da valorização do território.»
Sandra Delgado
Sem comentários:
Enviar um comentário