terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Workshop "Terei alguma dependência"



No dia 22 de Janeiro de 2022, o CLDS 4G “Fonte de Mudança” em parceria com Associação Narcóticos Anónimos – NA, promoveu no Centro Comunitário da Apelação um Workshop “Terei Alguma Dependência”, atividade dirigida aos residentes no Bairro Quinta da Fonte, no âmbito do Eixo II da ação 2. Participaram nesta atividade 5 destinatários.

Esta atividade teve como objetivo central contribuir para o desenvolvimento saudável dos sistemas ecológicos familiares, reforçando a capacidade de resiliência face a situações disruptivas.

O tema relacionado com o abuso de substâncias é complexo e é um problema transversal a toda a comunidade, independentemente da faixa socioeconómica. Contudo o fator socioeconómico é preponderante no acesso aos programas de recuperação, pois as famílias economicamente desfavorecidas, desestruturadas e expostas a situações de risco, não possuem processos internos necessários para o evitamento do comportamento de risco.

O comportamento aditivo caracteriza-se pela substituição do prazer de viver pelo prazer da substância, numa primeira fase, e mais tarde pela ligação à substância e pela obsessão do seu consumo. O problema assume maior gravidade quando o comportamento aditivo cria dependência, levando-a a centrar-se no seu consumo ou comportamento promotor de prazer que substitui todos os outros. É importante referir que a obtenção deste prazer quase imediato, diminui com o tempo, pelo que o consumo de substâncias tende a aumentar, incrementando o comportamento aditivo.

A importância da Prevenção relativamente à adição promove comportamentos resilientes, saudáveis, bem como o conhecimento de orientações e recursos que possam apoiar a Pessoa em momentos de fragilidade.

Infelizmente a prevenção é limitada, pelo que um número significativo de indivíduos se encontra a consumir e adita a substâncias. Contudo, nos períodos de consciência, o mecanismo interno do funcionamento do individuo coloca em causa o comportamento aditivo, embora não suficiente para iniciar a inversão desse comportamento. É, portanto, fundamental reforçar os fatores internos através do conhecimento de iniciativas que apoiem a motivação para a inversão do comportamento aditivo, como por exemplo através do recurso a grupos de autoajuda.

Neste sentido, o CLDS 4G “Fonte de Mudança” entrou em contato com os Narcóticos Anónimos no sentido de esta organização se apresentar à população residente do Bairro Quinta da Fonte, com o objetivo de promover a Sua metodologia como fator de recuperação das Pessoas adictas. A NA – Narcóticos Anónimos apresenta-se como uma associação, sem fins lucrativos, cujo programa se orienta para a prática de grupos de autoajuda mediados por ex-adictos a substâncias. https://na-pt.org/index.php/

A execução deste workshop permitiu:

  • Informar sobre a existência e atividade da Associação NA;
  • Motivar as Pessoas adictas para a mudança, pela promoção da reflexão para solicitar ajuda;
  • Reconhecimento através da partilha de experiências pessoais acerca dos comportamentos e consequências pela utilização de substâncias aditivas no impacto da vida diária, sobretudo as implicações ao nível pessoal, familiar e no trabalho;
  • Disseminar o trabalho, baseado no voluntariado, desenvolvido pelos membros ex-adictos da Associação NA.

Para além destes objetivos, com a disseminação da informação do trabalho da Associação NA junto dos Destinatários do CLDS 4G “Fonte de Mudança”, foi possível lançar as “sementes” para a possibilidade de criar um grupo de autoajuda no Bairro Quinta da Fonte.










Sem comentários:

Enviar um comentário

Chave Móvel Digital para estrangeiros

  A Chave móvel Digital (CMD) pode ser pedida por cidadãos portugueses e estrangeiros para realizar serviços online, como por exemplo o aces...